sexta-feira, 21 de novembro de 2008

23-11-2008 - Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

 

Sentar-Se-á no seu trono glorioso e separará uns dos outros

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai: recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me”. Então os justos Lhe dirão: “Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?” E o Rei, responderá: “Em verdade, em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmão mais pequeninos, a Mim o fizestes”. Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: “Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar”. Então, também eles Lhe hão-de perguntar: “Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?” E Ele lhes responderá: “Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmão mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer”. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna». (Mt 25, 31-46)

                                            domingo

 

Nesse último domingo do Ano Litúrgico, comemoramos a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta festa, criada pelo Papa Pio XI, em 1925, suscitou de início espanto e até objecções. Seria oportuno reivindicar a Cristo esse título, no momento em que desapareciam as monarquias? A palavra REI faz-nos pensar em poder, riqueza, luxo… Que tipo de Rei é esse? Que tipo de Reinado ele nos propõe?

As leituras bíblicas apresentam TRÊS ASPECTOS da Realeza de Cristo:
A 1.ª Leitura mostra esse Rei como um PASTOR, totalmente dedicado ao bem de suas ovelhas.
A 2.ª Leitura evidencia o seu PODER SOBERANO sobre o pecado e a morte.
O Evangelho aponta que Cristo será um dia um REI-JUIZ.

 

A cena do juízo final não é uma descrição fotográfica do que vai acontecer no final dos tempos. Ela revela-nos que o amor é uma condição essencial para fazer parte do Reino. Quem ama não terá que temer o juízo de Cristo, Rei do Amor.

O Reino de Deus é uma semente que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história através do amor e que terá o seu tempo definitivo, no mundo que há-de vir. No entanto, esse Reino já está no meio de nós. E Jesus convida-nos a fazer parte desse Reino e a trabalhar para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens.

Sem comentários: