quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mensagem do Bispo da Guarda para a Semana dos Seminários

Está a decorrer, até ao próximo domingo, 16 de Novembro, a Semana dos Seminários. Em mensagem enviada à Diocese, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, escreve: “Estamos a viver a semana Nacional dos Seminários.

O Seminário é sempre a realidade mais próxima do coração da Igreja e em particular de cada Diocese, pois é nele que são preparados aqueles que, pela Ordenação Sacerdotal, também ficarão mais comprometidos com o Coração de Cristo para lhe darem a visibilidade de único Bom Pastor à frente da Sua Igreja.

Na nossa Diocese, por graça de Deus, temos o Seminário Menor sediado no Fundão, este ano com 10 alunos distribuídos pelos 7º, 8º, 9º e 10º anos de escolaridade. Este é o segundo ano consecutivo em que o Seminário Menor do Fundão não tem escola própria, aproveitando os serviços do Colégio de Nossa Senhora dos Remédios do Tortosendo para a leccionação do ensino básico e secundário aos seus alunos. No Seminário Maior temos 18 alunos. Os alunos de Teologia, em número de 13, frequentam o Instituto Superior de Teologia sediado em Viseu, já desde o ano de 1998. Temos ainda o Pré-Seminário ou Seminário em Família. Esse pretende, em colaboração com os Párocos e as Paróquias, por um lado, sensibilizar os jovens para a vocação sacerdotal, por outro lado, ter um conjunto de jovens inscritos para participarem em acções específicas programadas, como convívios, formações e retiros e ainda fazer acompanhamento personalizado aos que se dispõem a entrar no Seminário.

As instalações do nosso Seminário Maior foram já adaptadas para conjuntamente servirem os alunos que frequentam o Curso de Teologia e também acções de formação promovidas para leigos e organizações diocesanas. Tem também uma parte do seu espaço físico destinada a Residência Sacerdotal. Esperamos, como já foi anunciado à Diocese, preparar também as instalações do Seminário Menor do Fundão de tal maneira que nelas haja espaços próprios para os alunos do Seminário Menor, cuja Escola continuará a ser o Colégio de Nossa Senhora dos Remédios do Tortosendo e espaços para nele funcionar um Centro Pastoral para a Zona Sul da Diocese, tendo em conta sobretudo as acções de formação que temos de desenvolver destinadas aos leigos e estruturas eclesiais das paróquias dessa zona.

Esperamos continuar a contar com a melhor compreensão e ajuda de todos para fazer andar estes projectos dos quais depende, em grande medida, o futuro da nossa Diocese, com suas paróquias e outras estruturas pastorais”.

Sem comentários: