sexta-feira, 26 de setembro de 2008

28-09-2008 - Domingo XXVI do Tempo Comum



Arrependeu-se e foi

Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: “Filho, vai hoje trabalhar na vinha”. Mas ele respondeu-lhe: “Não quero”. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: “Eu vou, Senhor”. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Eles responderam-lhe: «O primeiro». Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem ouvistes, não vos arrependestes, acreditando nele». (Mt 21, 28-32)









O nosso SIM à Palavra de Deus



Vimos já que todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor.E qual pode ser a nossa resposta a esse chamado?A Parábola termina com uma pergunta: "Qual dos dois fez a vontade do Pai?"A resposta é clara: Não quem DISSE SIM, mas quem FEZ a vontade do Pai.

A Parábola tinha endereço certo, pois os dois filhos representam dois grupos do tempo de Jesus: os "pecadores inveterados" e os "justos estabelecidos".Os judeus eram os "justos estabelecidos", fiéis praticantes da Lei, que há séculos tinham dito o seu SIM a Deus pela Aliança e que agora rejeitavam o Cristo.Os "pecadores inveterados" eram os cobradores de impostos e as prostitutas, que por muito tempo disseram NÃO à vontade de Deus expressa na lei, mas agora acabavam por dizer o seu SIM ao apelo de Jesus e entravam no Reino, seguindo a proposta de Jesus.

O que esta parábola quer dizer hoje para nós?

Todos são chamados a trabalhar na vinha do Pai. Ninguém está dispensado de colaborar com Deus na construção de um mundo mais humano, mais justo, mais verdadeiro, mais fraterno.Diante da chamada de Deus, há dois tipos de resposta: os que a escutam, mas não vão trabalhar na vinha; os que acolhem a chamada de Deus e respondem de forma generosa.

De que lado estamos nós?

No Baptismo, dissemos SIM, mas depois, na vida concreta, talvez tenhamos transformado o nosso SIM em muitos NÃO.Outros, talvez nunca tenham dito um SIM explícito para Deus, mas, na prática de cada dia, amam o irmão, sacrificam-se pelos outros, executam muitas obras de caridade. Estes, ainda que não baptizados, são verdadeiros Filhos de Deus.

A qual grupo pertencemos?

Ao primeiro?
Ao segundo?
Ou, quem sabe, um pouco de cada?
Melhor seria que fôssemos como o 3.º filho (que não está na parábola): aquele que diz SIM e vai mesmo!

Sem comentários: