quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Papa envia mensagem à França


Bento XVI enviou hoje uma mensagem à França, país onde chegará na próxima Sexta-feira para a décima viagem ao estrangeiro do seu pontificado. O Papa assegura que a sua visita quer falar de “paz e fraternidade”.
Na primeira viagem a terras gaulesas, enquanto Papa, Bento XVI dirige uma “saudação cordial ao povo francês e a todos os habitantes dessa terra bem amada”.
“O vosso país não me é desconhecido. Muitas vezes tive a alegria de me deslocar aí e apreciar a sua generosa tradição de acolhimento e tolerância, bem como a solidez da sua fé cristã e a sua alta cultura humana e espiritual”, assinala.
O Papa explica que a ocasião desta visita, que decorre de 12 a 15 de Setembro, é o 150.º aniversário das aparições marianas de Lourdes, num itinerário que conta com uma passagem por Paris antes de se juntar “à multidão dos peregrinos que vêm seguir as etapas do caminho do Jubileu, nos passos de Santa Bernardette, até à gruta de Massabielle”.
“A minha oração será intensa aos pés de Nossa Senhora, pelas intenções de toda a Igreja, particularmente pelos doentes, as pessoas abandonadas, mas também pela paz no mundo”, escreve.
“Caros amigos de França, convido-vos a unirem-se à minha oração para que esta viagem traga frutos abundantes”, acrescenta.


Programa


O director dos serviços de informação do Vaticano apresentou esta Terça-feira o programa da visita que Bento XVI irá realizar a França. Na viagem, o Papa irá encontrar-se com autoridades políticas, culturais e religiosas.
Entre os temas que irão ser abordados nos discursos desta décima viagem do Papa ao estrangeiro – a sétima na Europa – deve figurar a questão da laicidade e da presença da Igreja numa sociedade secularizada, particularmente relevante num país como a França.
Bento XVI inicia o seu programa em Paris, apesar desta viagem ter surgido no contexto do 150.º aniversário das aparições de Lourdes. Na comitiva papal seguem muitos dos cardeais franceses que fazem parte da Cúria Romana.
Ao meio-dia de Sexta-feira, 12, o Papa será acolhido pessoalmente pelo presidente Sarkozy. Mais tarde, há encontros com representantes das comunidades judaica, muçulmana e cristã em França.
A chegada a Lourdes acontece ao final do primeiro dia de visita. Bento XVI irá fazer as etapas do “caminho do jubileu”, ligadas à vida da vidente deste santuário, Santa Bernadette.
No Domingo, o Papa encontrar-se-á com todos os Bispos de França, com os quais discutirá a situação da Igreja no país. O regresso a Roma acontece na Segunda-feira, dia 15.


Sem comentários: