quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Bispos satisfeitos com avanços da regulamentação da Concordata


Conselho Permanente da CEP decorreu em Fátima


O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reuniu-se hoje (9 de Setembro) em Fátima, onde reflectiram sobre “o avanço da regulamentação da Concordata e a boa vontade do Governo em terminar estes dossiers nos vários campos em que estão abertos” – disse aos jornalistas D. Carlos Azevedo, secretário da CEP. No caso concreto das prisões, o prelado afirma que tem “havido várias dificuldades na nomeação de novos capelães” para esta área da pastoral.
Na próxima Assembleia Plenária da CEP, que decorrerá em Novembro, o bispo anunciou que serão debatidos dois documentos: “Um sobre a escola e outro sobre a questão das crianças”. D. Carlos Azevedo anunciou também que foi constituído “um grupo de trabalho para a revisão dos organismos da CEP”.
Em relação à onda de criminalidade que assolou o país nos últimos tempos, o secretário da CEP salienta que os bispos se mostraram “preocupados com a situação” que teve grande impacto no mês de Agosto. E avança: “Esperemos que seja passageira.” O agravamento das condições sociais poderão estar relacionadas com o aumento da criminalidade. No entanto, os bispos pensam que esses fenómenos “estão mais relacionados com uma crise profunda de princípios de vida”.
A “delicadeza” da lei do divórcio também foi analisada. “O que nos preocupa nesta questão é a instituição do matrimónio como algo que é positivo para a sociedade, mas estas leis fragilizam-no cada vez mais”.

Sem comentários: