segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A actualidade de D. João de Oliveira Matos e Monsenhor Joaquim Alves Brás

“Actualidade de D. João de Oliveira Matos e Monsenhor Joaquim Alves Brás” é o tema das Jornadas Diocesanas de Pastoral, marcadas para 26 e 27 de Setembro, no Centro Apostólico, na Guarda. O evento pretende mostrar a actualidade da mensagem de D. João Oliveira matos e Monsenhor Joaquim Alves Brás e apontar desafios pastorais que dos respectivos carismas se colocam à Igreja Diocesana e às comunidades cristãs.
O Programa começa, no dia 26, às 9.30 horas, com o acolhimento e oração de Laudes. A sessão de abertura está anunciada para as 10.30 horas, com a presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e as Coordenadoras do Instituto Secular das Cooperadoras da Família e da Liga dos Servos de Jesus. Às 11.30 horas, Arnaldo Pinto Cardoso, Postulador da causa, abordará o tema “vocação à santidade nos Servos de Deus”. Ao início da tarde, pelas 14.30 horas, Victor Feytor Pinto falará sobre “Perfil espiritual de Monsenhor Joaquim Alves Brás” e, às 15.45 horas, Moiteiro Ramos falará sobre “Perfil Espiritual de D. João de Oliveira Matos”. O primeiro dia termina com a celebração da Missa, na Casa de Santa Zita, às 17.00 horas, e adoração ao santíssimo, na Sé da Guarda, às 21.00 horas.
No segundo dia, os trabalhos começam às 9.30 horas, com a oração de Laudes. Às 10.00, Manuel Geada Pinto, Deolinda Machado e Manuel Luís Santos, vão apresentar testemunhos sobre D. João Oliveira Matos e Monsenhor Joaquim Alves Brás. A partir das 11.30 horas, haverá trabalho de grupos sobre escritos e obras dos dois Servos de Deus.

Sem comentários: